quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As Crônicas de Nárnia - Parte #2

A série “As crônicas de Nárnia” divide-se em sete livros, que são:
*O sobrinho do Mago  - (1955)
*O Leão, a feiticeira e o guarda roupa  - (1950)
*O menino e o seu cavalo  - (1954)
*Príncipe Caspian  - (11951)
*A viagem do peregrino da alvorada  - (1952)
*A cadeira de Prata  - (1953)
*A última Batalha  - (1956)
A lista acima foi colacada por ordem de acontecimentos em Nárnia, mas é facil notar que o autor publicou os livros de forma aleatória.



Aslam
A primeira coisa a se levar em consideração sobre essa série é que tudo gira indubitavelmente ao redor de Aslam, um leão, que a própria série o descreve como:
“Aslam é o rei. É o verdadeiro Senhor dos Bosques (...) Filho do grande Imperador de Além-Mar.”
Aslam é um Leão, e segundo a série, foi ele quem criou Nárnia, e ele é o filho do Grande Imperador do Além-Mar. No livro a Viagem do Peregrino da Alvorada, antes de ir embora de Nárnia, Lucia pergunta ao Leão se o veria novamente, já que ela nunca mais poderia voltar a Nárnia, Aslam se limita a responder que no mundo dela, ou seja, no nosso mundo, ele tinha outro nome.
Estudando a série, fica evidenciado que Aslam representa a figura de Jesus Cristo e que o Imperador do Além-Mar não e ninguém mais, ninguém menos do que Deus, seu pai! Não é necesáario ser muito esperto para chegar a essa conclusão enquanto se lê os livros.
Outra passagem que reforça essa ideia é quando a Feiticeira Branca (Satanás) exige que a lei de Nárnia seja cumprida, pois Edmundo traiu seus amigos, para tanto este deveria ser sacrificado, no entanto, Aslam se oferece para ser sacrificado no lugar de Edmundo. Ao matar Aslam, a Feiticeira Branca acredita que havia acabado com o Leão, mas para a surpresa de todos, ele ressusita e garante a vitória aos Nárnianos na Batalha contra a Feiticeira Branca.

Bibliografia:
VEITH, Gene. A alma de o Leão, a feiticeira e o guarda roupa. 2005. Editora Habacuque.
LEWIS, C.S. As Crônicas de Nárnia. Volume único. 2009. Editora Martins Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário