segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Davi - O homem segundo o coração de Deus

“Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar o exército do Deus vivo? (...) Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tu tens enfrentado. Hoje mesmo o Senhor o entregará em minhas mãos, eu o matarei e cortarei sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a Terra saberá que há Deus em Israel.” 
Ual! Essa é uma das minhas passagens prediletas da bíblia. É claro, que existem outras passagens maravilhosas, mas essa mexe comigo de um jeito especial. Se você é bom conhecedor da bíblia, certamente já sabe a que história esse texto faz parte, mas se você não sabe não tem importância, eu conto. Vocês se lembram de um pastorzinho ruivo, formoso aos olhos, que tocava uma harpa tão bem que era capaz de assustar os espíritos demoníacos de um certo rei de Israel? Sim, estou falando de Davi. O único homem a ser chamado de “homem segundo o coração de Deus”, bem, mas isso é conversa para outro post. 

A primeira frase da referência acima diz respeito a quando Davi chega ao exército de Israel, mas ele não estava indo guerrear, estava levando comida aos irmãos que estavam envolvidos na guerra. Davi era só um pastor de ovelhas, o que ele tinha haver com guerras, nada né? Davi chegou a tempo de ouvir o desafio do gigante Golias: Se havia Deus em Israel. O gigante presunçoso desafiou o Deus Vivo! Você talvez tenha um amigo que goste muito e que seria capaz de comprar briga por causa dele? Assim era o relacionamento de Davi e Deus. Eles eram amigos íntimos. Nós versos seguintes descobrimos que Davi tinha relacionamento com Deus. Ele diz a Saul que não se preocupasse, pois ele ia acabar o gigante, por que ela havia lutado com ursos e Leões para salvar suas ovelhas, e Deus havia lhe dado livramento, da mesma forma Deus iria livra-lo daquele incircunciso. Eita fé! 

Quando o Jovem pastor chega diante do gigante e é questionado se por acaso era Golias um cachorro para Davi ir contra ele com paus e pedra, o pastor limita a responder: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos. O ruivinho não estava para brincadeira, aquele presunçoso havia afrontado seu melhor amigo, ele ia ver o que acontece com quem debocha de Deus! O rapaz não venceu, por que sabia manejar a funda, ou por que, tinha uma boa pontaria. Ele venceu Golias, por que ele colocou Deus na frente da guerra. Ele não vai contra Golias com paus e Pedras, ele vai em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus vivo, a quem aquele presunçoso afrontou. Certa vez eu li em um livro do Max Lucado: “Todas as vezes que Davi olhava para o gigante, ele caia, mas quando ele olhava para Deus, os gigantes é que caiam.” 

O segredo do Crente vitorioso, não é só colecionar vitórias, ás vezes Deus usa as nossas derrotas para nós ensinar. Alguns lugares pregam se não for santos e perfeitos não iremos ir para o céu. É claro que devemos buscar a santidade, tentar levar uma vida reta e santa, mas nem sempre estaremos 100%, e muitas vezes falhamos, mas mesmo assim, Deus não deixa de nós amar. Ele conhece você completamente, seus defeitos e qualidades e mesmo assim continua te amando. Ele fica chateado quando você o desobedece, mas nem por isso ele deixa de te amar. 

Lembre-se, Davi caiu muito, mas ainda sim foi chamado de o homem segundo o coração de Deus, seu nome foi um marco na história de Israel e Deus o honrou de diversas formas, mesmo depois de morto. Não tenha medo dos gigantes, se você colocar Deus na frente, por mais aterrador que ele possa aparecer, Deus irá te dar vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário